Bolo de ninho com morango; protestos e a chegada
Oi gente,
Hoje não tem foto ou gif. Até cheguei a procurar alguma que retratasse o que foi o dia de ontem com os protestos antifa mas parei. Sabe, moro numa cidade do interior de SP onde o atual presidente teve quase 80% dos votos. Vocês conseguem imaginar o silêncio que estava por aqui ontem? Mesmo com a música alta do churrasco do vizinho. Tantas pessoas na casa dele. Na rua, conversando e rindo. Como se estivesse tudo bem. Depois, ouvi buzinas e era uma carreata de um chá de bebê. Aí veio a lembrança de que hoje, segunda, todo comércio da cidade abriria. Digo, oficialmente. E eu? Bem, em casa. Isolada com minha filha que está em isolamento desde o dia 16 de março.
Hoje é aniversário dela. 13 anos. Todo meu dia foi direcionado pra que ela tivesse uma boa lembrança de hoje. Encarei o mercado e trouxe coisas gostosas e velinhas para colocar no bolo de ninho com morango. Fiquei um tempo olhando pras velinhas na gôndola pensando se devia levar ou não. Coloquei. Almoçamos a lasanha que fizemos juntas e quando o bolo chegou, ela sorria. "Esse bolo é seu e você pode fazer agora o que sempre desejou e não pode". Ela sacou um morango, passou na cobertura e comeu. De olhos fechados. Mais de dois meses em casa e ela ainda tem as bochechas coradas. Contei das velinhas. Quis e rimos da nossa escolha de acender as velas da forma mais difícil. Fez um pedido acompanhado de um sorriso e um suspiro enorme e carregado de alguma coisa próxima da alegria. 13 anos. Lembro do medo que senti quando engravidei, pari, amamentei, vi andar, falar, ir na escola e tantos outros momentos.
Foi importante. Ter o suspiro do dia de hoje foi importante para levantar o rosto e enfrentar o que estamos vivendo. Na cidade onde o atual presidente teve 80% dos votos, o uber que me trouxe pra casa estava ouvindo Pânico da Jovem Pan enquanto mantinha a máscara abaixo do nariz e a tirava pra roer unha. Senti o meu ar quente e solitário dentro da minha máscara e, em silêncio, fui dar banho nas coisas e também em mim para poder cozinhar, comer, assistir filme de terror com minha filha. Não sei o que fazer ou dizer. Minha menstruação veio.
Por onde estou:
Site: www. fabrinamartinez.com
Twitter: @fabrina
Instagram: @fabrina.martinez
Facebook: @afabrina
Por fim, tenho como política não revisar o texto depois de escrito para preservar qualquer ato falho, erro ou acerto inesperado de comunicação.